| Contato: ketilinp@yahoo.com.br 
 |  |  
 
 
 
 A educação inclusiva faz parte de  um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos, que  preconiza uma “Escola para Todos”, garantindo a igualdade de oportunidades,  independentemente de qualquer característica individual.
 No entanto os alunos com  necessidades educacionais especiais, muitas vezes freqüentam as escolas da rede  regular de ensino, mas não recebem o apoio necessário para que possam se  desenvolver e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. Estar  incluído é muito mais do que uma presença física: é um sentimento e uma prática  mútua entre a escola e a criança.
 
 É preciso criar espaços  educacionais inclusivos, e buscar a superação de uma educação reprodutora, para  uma educação emancipadora, capaz de respeitar a participação e a autonomia de  cada indivíduo.
 
 Diante de tudo isso surgiu a  necessidade de propor novas alternativas para o processo de inclusão de  crianças com necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo aqui é propor  uma destas possíveis alternativas por meio da construção de um espaço virtual  com informações sobre a construção de espaços inclusivos para que as escolas da  rede regular de ensino, tanto pública como particular, sejam capazes de  oferecer as crianças com necessidades educacionais especiais, toda a estrutura  física e pedagógica que elas necessitam para se sentirem de fato incluídas no  ambiente escolar e que, dessa forma, possam usufruir de todos os benefícios que  a escola pode oferecer desenvolvendo assim todas as suas potencialidades.
"Temos de saber aonde queremos  chegar. Para isso, é importante que fique claro que não existe 'o' caminho a  ser seguido, mas caminhos a escolher, decisões a tomar. E escolher é sempre  correr riscos".
(Maria Teresa Égler Mantoan) |  | 
 
 |  |