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A educação inclusiva faz parte de um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos, que preconiza uma “Escola para Todos”, garantindo a igualdade de oportunidades, independentemente de qualquer característica individual.
No entanto os alunos com necessidades educacionais especiais, muitas vezes freqüentam as escolas da rede regular de ensino, mas não recebem o apoio necessário para que possam se desenvolver e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. Estar incluído é muito mais do que uma presença física: é um sentimento e uma prática mútua entre a escola e a criança.
É preciso criar espaços educacionais inclusivos, e buscar a superação de uma educação reprodutora, para uma educação emancipadora, capaz de respeitar a participação e a autonomia de cada indivíduo.
Diante de tudo isso surgiu a necessidade de propor novas alternativas para o processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo aqui é propor uma destas possíveis alternativas por meio da construção de um espaço virtual com informações sobre a construção de espaços inclusivos para que as escolas da rede regular de ensino, tanto pública como particular, sejam capazes de oferecer as crianças com necessidades educacionais especiais, toda a estrutura física e pedagógica que elas necessitam para se sentirem de fato incluídas no ambiente escolar e que, dessa forma, possam usufruir de todos os benefícios que a escola pode oferecer desenvolvendo assim todas as suas potencialidades.
"Temos de saber aonde queremos chegar. Para isso, é importante que fique claro que não existe 'o' caminho a ser seguido, mas caminhos a escolher, decisões a tomar. E escolher é sempre correr riscos".
(Maria Teresa Égler Mantoan)
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