com Necessidades Educacionais Especiais  
  
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Nessa página você encontrará diversos jogos e atividades, que podem ser desenvolvidas e adaptadas para todas as disciplinas.
Algumas atividades foram elaboradas para necessidades educacionais específicas, mas podem ser usadas com todos os alunos da turma.

1- DOMINÓ DAS CORES
Este material é feito em madeira,medindo 4 cm de comprimento, 9 cm de largura e 1 cm de espessura. Cada peça possui duas cores. A pintura é feita com tinta lavável
Facilita a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão (faculdade de pegar ou agarrar). O material pode ser higienizado devido à tinta lavável.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp, Marília, SP.
Adaptação: Rosimeire Francisco Tabanez

2- DOMINÓ EM RELEVO
Dominó de madeira,medindo 9 cm de comprimento, 4 cm de largura e 0,5 cm de espessura. A identificação da quantidade é feita com feltro vermelho.
Auxilia na discriminação visual das quantidades. Sua espessura foi aumentada para que as crianças que possuem preensão (faculdade de pegar ou agarrar) prejudicada possam manuseá-lo. A identificação da quantidade, em feltro, permite utilizar a sensibilidade tátil–sinestésica. A cor vermelha sobre o marrom permite um bom contraste visual.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Elaine Cristina de Moraes

3- DOMINÓ DE TEXTURAS
Permite o desenvolvimento da discriminação visual de padrões e discriminação tátil, requisitos importantes para alunos que tenham alterações sensoriais e dificuldades para discriminar, perceptualmente, estímulos visuais. Pode ser utilizado para viabilizar a alfabetização, que exige discriminação apurada de símbolos na forma gráfica.
Confeccionado em madeira com aplicação de diferentes tecidos: lã, veludo, malha, brim e seda.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Alessandra Cristina Gazeta de França

4-DOMINÓ TEMÁTICO: MEIOS DE TRANSPORTE
Permite o desenvolvimento da discriminação visual. Auxilia o professor a trabalhar com temas desenvolvidos em aula, no caso, meios de transporte. Os assuntos podem variar de acordo com o tema da aula. Já foram construídos dominós temáticos sobre animais, frutas e vestuário.
Confeccionado em madeira com aplicação de figuras que indicam meios de transporte.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Eduardo José Manzini e Elaine Cristina de Morais.

5-QUEBRA-CABEÇA DE CUBOS
Permite trabalhar com a percepção visual, preensão e discriminação de figuras (parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, sendo possível montar 6 desenhos diferentes. O manuseio do cubo foi idealizado para a coordenação com ambas as mãos (bimanual). Indicado para alunos que apresentam distrofia muscular. Por ser um material leve, não é recomendado para alunos com paralisia cerebral do tipo atetóide, que apresentam movimentos involuntários. No caso desses alunos, seria recomendado cubos mais pesados.
Este quebra-cabeça é feito de caixa de papelão,em formato de cubo, plastificado e com aplicação de figuras.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Elizabete Monteiro da Silva

6-JOGO DA MEMÓRIA
Auxilia o desenvolvimento da memória visual dentro de um espaço delimitado e permite trabalhar com a atenção concentrada. Quando o jogo é realizado em grupo, pode-se trabalhar com regras sociais como, por exemplo, “um aluno de cada vez”. O material simples, produz um visual estimulador e permite a higienização. A forma de cada peça possibilita ao aluno manuseá-la com pinça lateral, com pinça em dois ou mais dedos ou mesmo utilizar ambas as mãos para empurrar e virar as peças.
Jogo feito com tampas de maionese e com pares de figuras coladas sobre a tampa

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Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Míris Cordeiro Brantes

7-VAMOS VESTIR A BONECA?
Possibilita a discriminação parte/todo. Pelo fato do material possuir um imã na parte detrás permite ao aluno acometido por deficiência física, como paralisia cerebral, do tipo espástica ou atetóide, um melhor manuseio.
A boneca é confeccionada com lâmina de latão e revestida com papelão plastificado. As peças de roupas possuem imãs. As peças são manuseadas sobre uma placa de latão revestida com papel contact colorido.

Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp,Marília, SP.
Adaptação: Adriana Rocetao Garcia

8- Para trabalhar Geografia sugerimos que sejam utilizados livros paradidáticos antes de se iniciar o conteúdo propriamente dito. Por exemplo "Geografia de Dona Benta" de Monteiro Lobato, de onde poderá se extrair pequenos textos a seram bem explorados (vocabulário, localização, contexto social, etc) e levar o aluno a vivenciar e fazer relações com o dia-a-dia. Para isso o professor deverá utilizar-se de outros recursos como ilustrações, vídeos, músicas, etc.

9- Os conteúdos referentes a Ciências poderão ser trabalhados pelo professor de forma prática e não apenas teórica (não dispensar a teoria). Sugerimos que a relação direta com o dia-a-dia dos alunos esteja presente sistematicamente. Por exemplo:

a) Ao trabalhar doenças e vacinas, trazer á sala de aula cartazes oferecidos em postos de saúde, vídeos sobre saneamento básico, alimentação, etc. Perguntar as crianças sobre hábitos da sua família em relação ao tema em estudo, propor um texto coletivo sobre as informações obtidas e a partir daí sistematizar a teoria.

b) Ao trabalhar o corpo humano seus órgãos e suas funções, sugerimos que o professor utilize um corpo humano (com papel de embrulho estendido no chão, uma criança deita-se sobre ele e é feito o contorno). Este desenho é fixado na parede e, a medida em que forem estudando as partes e os orgãos do corpo humano, as mesmas seriam desenhadas, pintadas, recortadas e coladas neste desenho. Próximo a parte trabalhada o professor deverá escrever em destaque a nomenclatura.

c) Ao trabalhar com plantas sugerimos que o professor convide uma pessoa da prefeitura, que trabalhe com jardinagem para fazer uma palestra e montar um pequeno canteiro, se houver espaço na escola ou, uma jardineira na própria sala de aula. Os próprios alunos plantariam e cuidariam da jardineira observando seus desenvolvimento. O professor aproveitará a atividade para destacar as partes da planta, as necessidades ambientais para sua sobrevivência, o porque de alguma muda não ter se desenvolvido e morrido, e outros pontos pertinentes ao conteúdo trabalhado.

10-No que diz respeito a Sistematização dos Conteúdos trabalhados, os professores usualmente resportam-se á questionários, exercícios para preencher lacunas, palavras cruzadas e outros, além das atividades propostas pelos livros didáticos. Nestes casos muitas vezes a criança com necessidade educacional especial, sente dificuldade em realizar a atividade por não conseguir interpretar o enunciado ou as instruções do exercício, assim, sugerimos que o professor procure usar um vocabulário mais simples, em questões dissertativas o professor deverá ser flexível considerando o conteúdo e não a forma da construção da resposta escrita.

A atividade abaixo enfoca o trabalho em equipe, que traz benefícios para todos os alunos, os grupos devem ser montados de forma heterogênea, para que os alunos com necessidades educacionais especiais possam ser ajudados pelos outros membros do grupo. O professor também pode colocar em todas as mesas objetos e ferramentas que auxiliem a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.


“MESAS DIVERSIFICADAS”

 Objetivos: Desenvolver na criança autonomia para realização de tarefas; Atender de forma individualizada as dificuldades específicas de cada criança; Propiciar, num mesmo período de aula, atividades diversificadas (de fixação de conteúdo, de expressão artística, lúdicas,...) de forma dinâmica e interessante.
Material: Dependerá das atividades programadas para as mesas podendo ser: –
materiais para atividades artísticas – tinta, pincéis, lápis coloridos, massa de modelar, papéis coloridos, argila, sucata, ...
– materiais para atividades gráficas – papel, lápis, borracha, gravuras,
– materiais para atividades em língua de sinais- gravuras, textos, fichário,...
– materiais para atividades lúdicas – jogos de memória, bingo, quebra-cabeças, jogos com atividades pedagógicas específicas,...
Desenvolvimento: a)Para desenvolvê-la o professor prepara atividades que possam abranger
as diversas áreas do conhecimento; podendo envolver uma ou mais temáticas; tendo o cuidado de incluir alguns jogos e/ou brincadeiras;
b) As atividades podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos, conforme os objetivos traçados pelo professor;
c) Deve-se ter o cuidado de variar entre atividades que a criança possa realizar sozinha e atividades que a criança venha demonstrando dificuldade em aula, para que possa ter um reforço neste momento.
d) As atividades são distribuídas em mesas (carteiras) onde devem estar também todos os materiais necessários para a realização da tarefa. O número de mesas deverá ser maior que o número de crianças, é importante que haja 2 ou 3 mesas a disposição para manter o fluxo de
revezamento das crianças nas atividades;
e) Antes do início da dinâmica o professor explica, para todo o grupo, cada uma das atividades – como deve ser realizada, que materiais podem ou não ser usados como apoio, quais serão individuais e quais serão em grupo,etc.;
f) A criança pode escolher a mesa/atividade que deseja realizar primeiro. Sempre que terminar uma tarefa deverá trocar de mesa até que tenha passado por todas as mesas ou até que termine o tempo determinado pelo professor para esta atividade;
g) No desenrolar desta dinâmica o professor sentará com as crianças, individualmente, para trabalhar aquilo que cada um tiver maior necessidade;
h) No final das atividades de mesas diversificadas, ou na aula seguinte, poder-se-á fazer e explorar um registro geral da dinâmica, usar os dados quantitativos dela para a criação e resolução de problemas matemáticos e usar os materiais produzidos nela para outras atividades com a língua portuguesa.

EXEMPLOS:  Mesas para o tema – Os Meios de Transporte

Mesa 1 – Atividade de atenção e discriminação visual:
Observar uma gravura do centro de uma cidade e desenhar num outro
cartão todos os meios de transporte que encontrar.
Material: gravura bem escolhida, cartões conforme o número de crianças e lápis de cor.

Mesa 2 – Atividade de resolução de problemas matemáticos:
Em duplas, cada um escolhe uma folha,não pode ser igual, e resolve três problemas matemáticos. Só depois, trocam os papéis para a correção.
Material: diversas folhas xerocadas, com problemas matemáticos que envolvam meios de transporte, lápis e borracha.

Mesa 3 – Atividade de leitura e interpretação escrita:
Ler um texto com atenção e responder.
Material: um texto, sobre o tema, todo ilustrado que a criança consiga compreender
sozinha ou um texto mais elaborado que o professor queira trabalhar e, para tanto, ficará nesta mesa com todos que por ela passarem; folhas com as perguntas de interpretação para cada uma das crianças, lápis e borracha. Sugestão para última pergunta – “O que você acha que aconteceu depois?”
Uma variação desta atividade seria apresentar somente a gravura para ser observada, com as perguntas de interpretação escrita.

Mesa 4 – Atividade de expressão artística:
Pode ser individual, em duplas ou trios. Construir um meio de transporte de forma bem criativa, à escolha do aluno, com os materiais que estão sobre a mesa.
Material: sucatas, colas, tesouras, canetas coloridas, barbantes, botões, ...
Mesa 5 – Atividade de produção escrita:
Observar uma cena (sobre o tema) e escrever uma história sobre ela.
Material: uma cena colada num cartão colorido, que apresente riqueza de informações e possibilite diferentes interpretações, folhas coloridas, lápis e borracha.

Mesa 6 – Atividade lúdica:
Jogo de memória sobre o tema (sinal-palavra ou figura-palavra),
que pode ser em duplas ou em trios. Cada criança anota os pares de meios de
transporte que conseguir encontrar.
Material: um jogo de memória sobre os meios de transporte, de preferência confeccionado anteriormente pelas próprias crianças, cartões e lápis para que elas registrem seus pares.

Mesa 7 – Atividade de fixação de conteúdo:
Resolver atividades escritas sobre o tema.
Material: fichas com exercícios de revisão sobre o tema (conceitos, classificações, trânsito,sinalização e tudo que possa ter sido trabalhado em aula) e fichas com as
respostas para que a criança possa fazer uma auto-correção ao terminar esta atividade.

Mesa 8 – Atividade com o vocabulário:
Recortar palavras, figuras referente ao tema trabalhado.

Mesa 9 – Atividade de expressão corporal:
Regras de trânsito – Em duplas,pegar uma ficha da caixa de gravuras e apresentar o que vê em forma de mímica para seu colega e ele terá que procurar na caixa com fichas escritas a regra que você representou; depois inverter os papéis.
Material: duas caixas com fichas sobre regras de trânsito, uma com gravuras e outra com frases. Outra variação é brincar com as placas de sinalização, onde uma criança escolhe uma placa de uma caixa para o colega representar uma situação correspondente a ela.

Mesa 10 – Atividade de criatividade:
Desenhar, como a criança imaginar, um meio de transporte do futuro.
Material: folhas de desenho, lápis, tinta ou giz de cera.

Ao fim da atividade, depois que todos os grupos passaram por todas as mesas, o professor deve pontuar com os alunos, aspectos importantes que foram trabalhados sobre o tema.


 
 

Site Idealizado por Ketilin Mayra Pedro, estudante do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (Unesp-Bauru).

Orientação: Profª Drª Eliana Marques Zanata.