BSI

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação oferecido pela Faculdade de Ciências (FC) do Campus da UNESP de Bauru foi o primeiro do gênero a ser criado no país, sendo que a primeira turma iniciou o curso em 1997.

O objetivo básico do curso é formar profissionais na área de informática, capacitados a estruturar os diversos fluxos de informação nas mais variadas formas de organização e desenvolver sistemas que atendam às necessidades básicas das empresas. O aluno formando recebe o título de Bacharel em Sistemas de Informação e vai atuar nas áreas de análise, programação, implementação e gerenciamento de sistemas.

O principal eixo do curso está nas áreas de Computação, que é a base da maior parte das disciplinas do curso, e de Sistemas, que é voltada para a análise, organização e administração de sistemas empresarial.

As disciplinas ligadas à área de Computação incluem Algoritmos, Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Redes, etc. A área de Sistemas inclui disciplinas cujo conteúdo tem foco em Economia e Mercado, Administração de Empresas, Finanças, Sistemas de Informação, Organizações e Métodos, etc. Além das disciplinas nas áreas especificas de computação e sistemas, o curso também exige do aluno o cumprimento de diversas disciplinas com conteúdo avançado na área de Matemática, como Lógica Matemática, Cálculo diferencial e Integral, Métodos Numéricos Computacionais e Geometria Analítica.

Os Laboratórios de Informática utilizados pelos alunos são modernos e atualizados, com microcomputadores dotados de softwares específicos para o curso e conectados à Internet. Além da infra-estrutura física, o curso dispõe de um corpo docente altamente qualificado, o qual pertence ao Departamento de Computação e que atualmente é composto por dezenove professores, todos com titulação de doutor e vários com pós-doutorado no exterior. O grau de empregabilidade dos alunos formados tem sido muito alto nos últimos anos, sendo que vários alunos dão continuidade aos estudos em nível de pós-graduação em diversas outras universidades renomadas.

O curso é oferecido em período noturno, porém exige do aluno uma boa carga horária extra por semana para o desenvolvimento de tarefas, trabalhos e outras atividades acadêmicas relacionadas às disciplinas que o mesmo cursa durante cada semestre. Durante o curso o aluno também tem a possibilidade de participar de intercâmbios com universidades do exterior, de participar de programas de iniciação científica com bolsa, de atuar em projetos de extensão e de realizar estágios diretamente em empresas da área de informática. Esta dinâmica permite que o curso seja muito bem cotado em diferentes avaliações externas e internas da Universidade.