FÍSICA QUÂNTICA DE MATERIAIS
para alunos de ciências exatas e engenharia
Este texto visa esclarecer os alunos interessados em cursar esta disciplina, bem como seus orientadores, acerca de seus objetivos, modo de funcionamento e avaliação.
Público alvo: alunos provindos dos cursos de ciências exatas e engenharia que (1) queiram ingressar na área de cálculos da estrutura eletrônica de materiais (nome pelo qual é mais conhecida esta área de pesquisa) ou (2) queiram empregar estes cálculos como ferramentas adicionais em sua área de pesquisa.
Pré-requisitos: foi feito um grande esforço no desenvolvimento do material de apoio de tal modo que se o aluno tiver cursado as disciplinas de graduação de Cálculo Diferencial e Integral, ele já é capaz de acompanhar a parte matemática. Os conceitos físicos são amplamente discutidos no momento em que eles se fazem necessários. É necessário, no entanto, que o aluno domine pelo menos uma linguagem de programação para poder executar as tarefas que fazem parte da avaliação (disciplinas de programação são comuns nos cursos de graduação de ciências exatas e engenharia). Tenho observardo que alunos que sabem trabalhar habilmente com planilhas eletrônicas também são capazes de realizar as mesmas tarefas (ou softwares como Mathematica, Mathlab, etc.). Este requisito é totalmente dispensável para alunos ouvintes, dada a estrutura da disciplina.
Meta: ao final do curso o aluno estará apto a realizar cálculos de estrutura eletrônica empregando os métodos mais modernos à disposição atualmente.
Avaliação:
trata-se de
uma sequência de tarefas semanais, de trabalho puramente
prático, mais uma prova sobre os cinco primeiros capítulos do livro
"Ligação Química" (referência: veja a ementa). A nota final é uma média
das
notas das tarefas, da prova e uma nota referente à presença em sala de
aula, todas com praticamente o mesmo peso. A primeira tarefa é
sobre o oscilador
harmônico simples e na última o aluno fará o
cálculo da estrutura eletrônica dos níveis eletrônicos de um sistema
extenso. Porém existe um fator de multiplicação sobre a média final, de
modo a estimular fortemente que o aluno de fato realize todas as
tarefas propostas. O cálculo detalhado da média final segue abaixo e é
um pouco complicado. Por mim seria bem mais simples: se o aluno chegou
até a Tarefa 14, ele está aprovado com A; se não chegou, está
reprovado. Como isto não é possível, preciso ter um critério que pelo
menos estimule isto. De qualquer modo, o cálculo leva a que o aluno que
se dedica nas tarefas tem todas as chances de terminar o curso com A.
A média final MF é calculada da seguinte forma:
MF = F . [ (T1 + T2 + T3 + T4 + T5 + T6 + T7 + T8 + T9 + T10 + T11 + T12 + T13 + T14 + P1 + 2.NF) / 17]
Em que Ti é a nota obtida em cada uma das tarefas, P1 é a nota da prova de múltipla escolha que é feita na metade do curso e NF é a nota da frequência.
NF é calculada como sendo ((60-TF)/60)².100) sendo que o aluno tem um bônus de 4 horas (uma semana) que ele pode faltar sem perder nota de frequência. 60 é o número total de aulas do curso.
Ti vale 0 se o aluno não faz a tarefa i, 10 se faz e a tarefa e as correções de acordo com o combinado com o professor. Se o aluno entrega a tarefa com atraso, a nota máxima cai 20% por semana de atraso.
F é calculado da seguinte forma: F =
F1+F2+F3+F4+F5+F6+F7+F8+F9+F10+F11+F12+F13+F14, sendo que Fi=1/14 caso
o aluno faça a tarefa e as correções e 0 caso contrário. Ou seja, no
final do curso, se o aluno fez todas as tarefas e correções, F vale 1 e
MF vai ser simplesmente a média descrita acima.
Conceito Final:
- A: MF precisa ser maior ou igual a 9.5 e menor que 10.0.
- B: MF precisa ser maior ou igual a 8.5 e menor que 9.5.
- C: MF precisa ser maior ou igual a 5.0 e menor que 8.5.