DICAS PARA PROFESSORES
"Diga-me e eu esquecerei.
Mostre-me e eu não me lembrarei.
Envolva-me e eu entenderei."
Este ditado expressa inteiramente o que penso sobre o ensino em geral,
particularmente sobre o ensino de física. Certamente é inspirado
neste mais antigo:.
"Ouço e esqueço
Vejo e recordo
Faço e compreendo."
Confúcio (551-479 AC)
Esta página se encontra em estado
de permanente e contínua elaboração, onde vou colocar
tudo que encontrar e considere que possa ser útil para o professor
ministrar boas aulas. Se você conhecer ou possuir algum material
que pode ajudar a aumentar o número destas dicas, deixe-me saber
(lavarda@fc.unesp.br). Comecei em 24/05/2002. Volte daqui a algum tempo
para ver se já terminei!
Material utilizado na elaboração das
dicas desta seção:
Train-the-trainer, IBM Express PC Training.
Contribuição de Josean Tadeu Plácido
Bertuzzo
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No início da aula:
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É necessário apresentar os tópicos a
serem tratados para despertar interesse e curiosidade.
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Durante a aula:
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Use o quadro para resumir, guiar ou ilustrar.
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A avaliação
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Um aluno adulto quer saber como ele está indo antes
de continuar no curso.
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A construção de feedback é essencial
para o processo de aprendizagem ser bem sucedido.
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A comunicação (se dá por):
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Contato visual.
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Comportamento não-verbal.
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Voz e linguagem.
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Contato Visual: é o caminho para a abertura da real
comunicação entre o explanador e o ouvinte.
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Olhe diretamente nos olhos do ouvinte.
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Faça cada ouvinte perceber que faz parte de uma audiência
total.
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Deixe claro que você quer que todos entendam a sua
mensagem.
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Olhando individualmente os alunos você dará
a cada um a idéia de que sua mensagem foi dirigida a ele e ao mesmo
tempo garantirá a atenção do grupo.
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Deixe seus olhos refletirem a mensagem.
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Evite extremos: não fixe o olhar em uma pessoa.
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Se o seu olhar não for bem vindo, remova a sua atenção.
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Seja natural.
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Comportamento não-verbal:
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Positivo, receptivo, atencioso.
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Negativo, não receptivo, desatento.
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Comportamento não-verbal positivo, receptivo, atencioso:
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Inclina-se para a frente.
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Relaxado.
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Balança a cabeça.
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Encara as pessoas.
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Braços na posição aberta.
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Pernas descruzadas.
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Mantém o contato visual.
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Está sempre sorrindo.
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Comportamento não-verbal negativo, não receptivo,
desatento:
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Senta-se atrás.
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Braços cruzados.
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Mãos fechadas.
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Pernas cruzadas.
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Tenso ou postura rígida.
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Torcendo as mãos.
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Grosseiro.
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Inquieto ou rabiscando.
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Rosto e corpo voltados para fora.
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Franze as sobrancelhas.
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Desvia o olhar.
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Expressão facial "morta".
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Lábios sempre fechados.
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Interpretando comportamento grupal não verbal:
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Não verbal isolado não significa nada.
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Quando muitas pessoas em um grupo estão se comunicando
com a mesma mensagem não verbal, ela é mais significativa.
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Conduta não verbal varia de pessoa e de cultura para
cultura.
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Voz e Linguagem
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Use seu tom natural de voz.
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O grau de inclinação não deve ser muito
rápido ou muito lento.
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Deixe sua voz aumentar e diminuir.
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Enfatize palavras e frases chaves.
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O tom deve ser animado e agradável.
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É necessário saber o que se está falando
antes de falá-lo.
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Seja natural, positivo, amigável, direto.
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Fale fluentemente e com entusiasmo.
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Fale com autoridade, compassado, articulado.
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A pessoa que fala demais:
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Não olhe para ela ao formular sua pergunta.
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Aparente não lhe dar muita atenção.
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Peça a opinião de outro aluno.
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Mostre-lhe que os outros não estão tendo oportunidade
de expressar suas idéias.
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Peça polidamente que a pessoa dê oportunidade
aos outros.
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A pessoa que deseja impor a sua opinião a todos:
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Transforme as afirmações dela em perguntas
gerais, dando meios ao grupo de rebatê-las, se for o caso.
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Encoraje outros alunos a comentarem livremente o que ela
diz.
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Eleve a confiança do grupo em si mesmo a tal ponto
que não se deixe influenciar por este tipo de aluno.
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A pessoa que deseja argumentar e está sempre atrapalhando:
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Mantenha-se calmo.
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Não ser drástico, pois poderá tornar-se
antipático.
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Tire-lhe a oportunidade e dirija-se ao grupo.
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Como tratar superior hierárquico no ambiente:
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Dispense ao superior um tratamento normal.
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Não coloque as outras pessoas em situação
que possa embaraçá-las perante o superior.
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Não permita que o superior se sinta separado e distanciado
do grupo.
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A pessoa que freqüentemente se opõe aos pontos
mencionados pelo professor ou colegas:
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Procure descobrir a causa deste comportamento.
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Por momentos, você pode fazer com que a atenção
do grupo se volte para ela.
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Dê uma nova forma às expressões dela,
a fim de torná-las mais aceitáveis.
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Se possível, faça-a ver que está em
minoria (esta é uma medida extrema).
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Evite sua participação tanto quanto possível.
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Há um momento em que você deverá protegê-la
do grupo.
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A pessoa tímida:
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Chame-a pelo nome para que expresse a sua opinião,
mas faça uma pergunta simples que ela possa responder satisfatoriamente
e então demonstre reconhecimento pela sua colaboração.
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Faça-a sentar-se mais a frente.
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Encontre algo em que possa colaborar, por exemplo, ajudar
em alguma demonstração.
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A pessoa desinteressada:
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Pergunte a sua opinião a respeito de alguns aspectos
da disciplina.
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Cite, com tato, algumas opiniões que ela tenha emitido
fora da aula e que mereçam ser citadas.
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Escolha alguma coisa relativa ao seu dia-a-dia e apresente
isso como um bom exemplo.
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Cuidadosamente trate de coisas de seu interesse.
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A pessoa que tem um rancor pessoal:
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Não coloque pessoas antagônicas lado a lado
ou frente a frente.
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A pessoa que tenta obter a opinião do professor em
vez de dar a sua própria:
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Redistribua a pergunta ao grupo e dê a resposta do
grupo a ela.
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O professor deve ter uma opinião bem consubstanciada
mas só deve revelá-la no final, se necessário.
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A pessoa que está errada e a quem os outros evitam
corrigir:
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Evite sempre críticas diretas, sarcasmos ou colocá-la
em ridículo.
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Analise um caso semelhante sem se referir a ela pessoalmente.
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Fale com ela em particular, caso estejam esgotadas as outras
alternativas.
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A aula tende a tornar-se incontrolável:
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O professor pode fazer uma pausa no que estiver falando.
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Use controle visual.
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Aproxime-se dos alunos.
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Dirija uma pergunta ao aluno que exerça uma liderança
na turma; ou o mais velho ou maduro.
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Dirija uma pergunta à pessoa que está gerando
o distúrbio.
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Se a desordem for extrema, apele para um intervalo.
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A aula afasta-se do objetivo:
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Tenha o objetivo bem claro.
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Relembre os tópicos e consiga a adesão da turma.
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Chame a atenção do grupo para o fato de que
determinada conversa, embora interessante, não é exatamente
aquilo que se deva discutir.
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Introduza novo material mais ligado ao tema central.
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Use uma pergunta dirigida.
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Gradualmente, ligue o tópico principal à conversação
afastada.
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O grupo não fala:
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Dirija uma pergunta geral ao grupo, preferivelmente de natureza
provocativa.
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Use uma pergunta que permita sim ou não como resposta
e em seguida pergunte "por que?"
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Comece uma discussão ou estimule uma troca de pontos
de vista.
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Demonstre, por suas perguntas, que você está
interessado e alerta.
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Não use perguntas que possam dividir o grupo ou colocar
um participante em posição desconfortável.
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As pessoas discutem violentamente umas com as outras:
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O professor controla a situação resumindo ou
fazendo uma explanação até que o grupo se acalme.
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O professor interrompe e faz uma pergunta.
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O professor pede à última pessoa que falou
que repita o seu comentário.
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Se o argumento é relevante para a discussão,
faça com pessoas antagônicas interpretem suas respectivas
posições.
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Não permita ataques pessoais.
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O grupo está aborrecido ou desencorajado por motivos
alheios:
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Comece um movimento para inteirar-se desses motivos.
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Assinale aspectos positivos e negativos do problema.
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Se o grupo persistir em apresentar suas queixas, deixe-o
fazê-lo até que, sentindo-se aliviados, possam prosseguir
no assunto da aula.
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A introdução de um bom humor ou de um comentário
espirituoso (desde que não seja irônico), pode afastá-los
de suas ansiedades.
Livro:
O CORPO FALA
a linguagem silenciosa da comunicação
não-verbal
Pierre Weil e Roland Tompakow
Ed. Vozes
Particularmente para professores, este livro é
muito útil para decifrar mais facilmente os movimentos que ocorrem
em sala de aula. Fácil de ler e entender, o texto é guiado
por muitas ilustrações.
Contribuição de Josean Tadeu Plácido
Bertuzzo e endossada por mim, que li a obra após sua indicação.
Texto:
A LINGUAGEM DO CORPO
Autor: Allan Pease
Quando me fo indicado, estava à disposição em
http://www.4shared.com/file/65492653/19d695f4/DESVENDANDO_OS_SEGREDOS_DA_LINGUAGEM_CORPORAL.html
Me parece ser na mesma linha do "O Corpo Fala".
Contribuição de Rodrigo Ceron.