0.1. Assuntos Gerais
[D] Convenções usadas nestas notas:
[C] Ao iniciar as atividades da aula do dia, siga os seguintes passos para a utilização da sua conta:
[C] Em um sistema Unix, tal como no DOS e Windows, existem muitos editores de texto disponíveis. Vamos aqui nos referir a um dos mais simples editores de texto do Unix que, ao mesmo tempo, oferece uma quantidade boa de recursos (e se encontra instalado na máquina Anu). Trata-se do editor joe. O joe é baseado nas teclas de controle usados no Wordstar outros editores de textos de programas da Borland (turbopascal, turboc, etc.). Muitos dos comandos são invocados digitando-se Ctrl-k seguido por outra tecla. O editor, tanto para criar um arquivo novo como para editar um já existente, é evocado como:
joe nomedoarquivo
[C] Para obter uma janela com comandos
do joe, após entrar no programa, digite Ctrl-kh e aparecerá
uma listagem de comandos. Digite novamente Ctrl-kh para que a janela desapareça.
Mais informações sobre o joe (por exemplo, como editar dois
programas em duas janelas ao mesmo tempo) podem ser obtidas pelo comando
"man joe" quando em uma sessão de trabalho na Anu.
[C] A seguir temos uma tabela com comandos
do joe, sendo que o símbolo ^ indica a tecla Ctrl.
^kh | mostra a tela da ajuda |
^kd | salva e não sai |
^kx | salva e sai |
^kq | sai e não salva |
^c | sai e pergunta se salva |
Comandos para mover-se dentro do arquivo | |
^v | desce uma tela |
^u | volta uma tela |
^x | vai para a próxima palavra |
^z | volta para a palavra anterior |
^p | volta para a linha anterior |
^n | vai para a linha seguinte |
^e | vai para o fim da linha |
^a | vai para o início da linha |
^ku | vai para o início do arquivo |
^kv | vai para o fim do arquivo |
^kl | vai para uma linha de número específico |
Comandos para apagar texto | |
^d | apaga um caracter |
^w | apaga uma palavra |
^y | apaga uma linha |
^_ ou ^? | desfaz a ultima apagada |
Comandos para procura e troca | |
^kf | procura e troca |
^l | procura a próxima ocorrência do mesmo texto |
Comandos para trabalhar com blocos | |
^kb | marca o início do bloco |
^kk | marca o fim do bloco |
^kc | copiar o bloco marcado para a localização atual |
^km | move o bloco marcado para a localização atual |
^ky | apaga o bloco marcado |
[C] Para criar texto, usa-se o teclado
do micro como se fosse uma máquina de escrever, sendo que a tecla
<enter> faz o retorno de carro (ou seja: nova linha) e a tecla <backspace>
apaga os erros que cometemos.
[C] Para "passear" pelo texto, use as teclas:
<flecha para cima>, <flecha para baixo>, <flecha para o lado direito>
e <flecha para o lado esquerdo>.
[C] SEMPRE deixe uma linha em branco no final do arquivo. Isto é necessário ao se usar o joe para arquivos de Fortran (programas e dados).
0.3. Sistema Operacional
[D] O "Sistema Operacional" (SO) é
um programa que gerencia os arquivos armazenados em discos rígidos
e flexíveis: armazenamento, recuperação e outras operações.
[C] Além de gerenciar os discos,
o SO também pode alterar algumas características do computador
em relação à tela de vídeo, teclado, impressoras,
etc...
[D] Um "arquivo" é um documento
qualquer (um programa, por exemplo) armazenado em dispositivos (discos)
de armazenamento do computador. A tradução desta palavra
do inglês para o português foi infeliz, pois para nós,
um arquivo quer dizer um móvel que guarda uma coleção
de pastas. Na linguagem de informática, porém, a tradução
infeliz é arraigada e quer dizer uma coleção de dados
armazenados juntos (o conjunto de todas as letras digitadas em um programa
formam um arquivo).
[C] A "Estrutura de Diretórios". Da mesma forma que as pastas de um arquivo de escritório contém grupos de documentos afins, os diretórios podem conter grupos de arquivos afins, que são agrupados em "sub-diretórios". A estrutura de diretórios pode ser representada por um esquema:
"diretório
raiz"
diretórios
sub-diretórios
|
|
|-----------------------fiscomp1
|
|
|-----------------------cartas
|
|
|-----------------------tarefas
|
|
|----------------------------------física
|
|
|----------------------------------biologia
[C] Um comando do SO pode possuir até 3 partes: o "nome do comando", os parâmetros (que são obrigatórios para alguns comandos) e as "opções" (que são opcionais para quase todos os comandos). Escreveremos um comando com a seguinte convenção:
nomedocomando [parâmetro1] [parâmetro2]...[parâmetroN]
<-opção1> <-opção2>...<-opçãoN>
[C] Após entrar na conta, resulta
uma sublinha piscando na tela, a qual chamamos de "linha de comando". Esta
sublinha piscante chama-se "cursor". O cursor mostra onde os comandos podem
ser digitados. Quando você digita um caracter, o cursor se move um
espaço para a direita. Se você cometer um erro, pressione
a tecla <¬> ou <backspace> para eliminar um caractere à
esquerda. Terminada a digitação, basta pressionar a tecla
<enter> ou <return> para que o comando seja executado.
[C] Para interromper a execução
de um comando, tecle <ctrl+c>.
[C] Pode-se obter uma descrição completa de um comando digitando-se:
man nomedocomando
[SO] "cd": muda ou exibe o diretório atual. Exemplos:
cd tarefas : muda para o sub-diretório tarefas
cd .. : muda para o diretório de
cima
[SO] "cp": faz uma cópia de um arquivo. Exemplos:
cp prog1.f prog1a.f : faz uma cópia
de prog1.f que se chama prog1a.f
[SO] "rm": elimina arquivos especificados. Exemplos:
rm prog1.f : apaga o arquivo prog1.f
rm prog*.f : apaga todos os arquivos que
comecem por prog e terminem com .f
[SO] "ls -la": exibe uma lista de arquivos
e subdiretórios de um diretório (o apelido, na ANU é
"dir").
[SO] "mv": modifica o nome de um arquivo. Exemplo:
mv prog1.f prog2.f : troca o nome de prog1.f
para prog2.f
[SO] "cat": exibe o conteúdo de um arquivo de texto. Exemplo:
cat prog1.f