Assunto: | Proposta para o currículo da licenciatura plena em física, de acordo com a proposta do MEC para as licenciaturas. |
Autores: | João J. Caluzi & Francisco C. Lavarda - D. Física
- Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru
Pessoas que colaboraram, mas que não necessariamente estão de pleno acordo com a proposta: Adriana J.F. Chaves, Roberto Nardi, Elizabete A. A. Rubo. |
Dúvidas:
Documentos base:
Horas por semana | Horas por ano |
2 | 68 |
4 | 136 |
6 | 204 |
8 | 272 |
10 | 340 |
12 | 408 |
Primeiro Ano:
Disciplina | HS
sem |
HS
ano |
Observações | Superposição com Bacharelado |
Matemática para Física Básica | 6 | 204 | O Nussenzveig já dá uma introdução da matemática necessária para o seu curso, que deverá ser aprofundada nesta disciplina. | |
Introdução à Física | Revisão de física a partir do livro-texto peculiar de Gerald Holton, que oferece uma visão integrada. | |||
Introdução à informática | Algum pacote tipo "Office", algo tipo "Origin", algo tipo "Mathematica", pesquisa na WWW. | |||
Fundamentos da Educação == vai para dentro da Prática? | ||||
Prática de Ensino I (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs), e.g.,Técnicas de Redação |
4 | 136 | Complementa Introdução à Educação. | |
Total |
Segundo Ano:
Disciplina | HS
sem |
HS
ano |
Observações | Superposição com Bacharelado |
Física I | 4 | 136 | Física clássica. Obrigatório é o uso do Nussenzveig como livro texto, devido à sua proposta pedagógica, que apresenta junto com a física, o instrumental matemático necessário para o entendimento da teoria. | Física I |
Laboratório de Física I | 4 | 136 | Discussão dos resultados em sala de aula; relatórios também. | Laboratório de Física I |
Física para o Ensino Médio I | Transposição didática da Física I para o Ensino Médio, ministrado com técnicas de ensino apropriadas para aquele nível de ensino. | |||
História da Física I | Acompanhará o desenvolvimento da Fisica I. | |||
Prática de Ensino II (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
Total |
Terceiro Ano:
Disciplina | HS
sem |
HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
Física II | 4 | 136 | Física clássica. | Física II |
Laboratório de Física II | 4 | 136 | Laboratório de Física II | |
Física para o Ensino Médio II | ||||
História da Física II | ||||
Estrutura e Funcionamento do Ensino | ||||
Prática de Ensino III (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
Estágio I (128 hs)
--------- ==algo complementar (12 hs) |
136 | |||
Total |
Quarto Ano:
Disciplina | HS
sem |
HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
Física III | 4 | 136 | Física moderna. Embora o Nussenzveig chegue até mecânica quântica, cremos que é importante o aluno estudar física moderna no nível do Eisberg e Resnick. Como este livro texto tem uma abordagem que segue a história desta discipina, cremos que podemos dispensar História da Física neste ano. | Estrutura da Matéria? |
Laboratório de Física III | 4 | 136 | Laboratório de Estrutura da Matéria? | |
Física para o Ensino Médio III | ||||
Didática == vai para dentro de Prática? | ||||
Psicologia da Educação == vai para dentro de Prática? | ||||
Prática de Ensino IV (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
Estágio II | 8 | 272 | ||
Total |
|
Estoque de disciplinas:
Disciplina | HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
Filosofida da Ciência | |||
Modelos de Ensino e Aprendizagem em Ciências | |||