OBSERVAÇÃO:
DOCUMENTO INCOMPLETO, AGUARDANDO DEFINIÇÃO SOBRE A LEGISLAÇÃO SOBRE O QUE SE MINISTRA NAS 400 HORAS DE PRÁTICA.
DISPONIBILIZAMOS ESTA VERSÃO PARA UMA ANÁLISE INICIAL SOMENTE.
OS ITENS MARCADOS COM == ESTÃO INCOMPLETOS, COM DÚVIDA, ETC.
A LISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO PODE SER USADA PARA COMENTÁRIOS SOBRE A PROPOSTA.
Assunto: Proposta para o currículo da licenciatura plena em física, de acordo com a proposta do MEC para as licenciaturas.
Autores: João J. Caluzi & Francisco C. Lavarda - D. Física - Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru
Pessoas que colaboraram, mas que não necessariamente estão de pleno acordo com a proposta: Adriana J.F. Chaves, Roberto Nardi, Elizabete A. A. Rubo.
 

Dúvidas:

Proposta
    Nossa proposta está alicerçada em três eixos formadores: fundamentos teóricos e metodológicos da Física, formação do professor e CTS&A (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
    Se esta proposta seguir adiante, elaborar-se-á um texto do projeto pedagógico, correlacionando os ditames da lei com os eixos formadores, as ementas dos cursos e as disciplinas relacionadas às ementas. Já foi feita uma discussão sobre as idéias que nortearão o curso. Isto permite a confecção de um projeto pedagógico, que só não foi feito pois este é uma construção coletiva do Departamento e temos no momento soemnte a proposa de um grupo.
    Assim, passamos para o papel somente os elementos necessários para uma primeira avaliação.

Documentos base:

Variáveis: Pontos básicos da proposta: Observações Tabela de comparação de duração de disciplinas
 
Horas por semana Horas por ano
2 68
4 136
6 204
8 272
10 340
12 408

Primeiro Ano:
 Disciplina HS
sem
HS
ano
Observações Superposição com Bacharelado
Matemática para  Física Básica 6 204 O Nussenzveig já dá uma introdução da matemática necessária para o seu curso, que deverá ser aprofundada nesta disciplina.
Introdução à Física Revisão de física a partir do livro-texto peculiar de Gerald Holton, que oferece uma visão integrada.  
Introdução à informática Algum pacote tipo "Office", algo tipo "Origin", algo tipo "Mathematica", pesquisa na WWW.  
Fundamentos da Educação == vai para dentro da Prática?    
   
Prática de Ensino I (100 hs)
-------------------
algo complementar (36 hs), e.g.,Técnicas de Redação
4 136 Complementa Introdução à Educação.  
Total

 

Segundo Ano:
 Disciplina HS
sem
HS
ano
Observações Superposição com Bacharelado
Física I 4 136 Física clássica. Obrigatório é o uso do Nussenzveig como livro texto, devido à sua proposta pedagógica, que apresenta junto com a física, o instrumental matemático necessário para o entendimento da teoria. Física I
Laboratório de Física I 4 136 Discussão dos resultados em sala de aula; relatórios também. Laboratório de Física I
Física para o Ensino Médio I Transposição didática da Física I para o Ensino Médio, ministrado com técnicas de ensino apropriadas para aquele nível de ensino.  
História da Física  I Acompanhará o desenvolvimento da Fisica I.  
Prática de Ensino II (100 hs)
-------------------
algo complementar (36 hs)
4 136    
Total

Terceiro Ano:
 Disciplina HS
sem
HS Observações Superposição com Bacharelado
Física II 4 136 Física clássica. Física II
Laboratório de Física II 4 136 Laboratório de Física II
Física para o Ensino Médio II  
História da Física II     
Estrutura e Funcionamento do Ensino    
Prática de Ensino III (100 hs)
-------------------
algo complementar (36 hs)
4 136    
Estágio I (128 hs)
---------
==algo complementar (12 hs)
136
Total

 

Quarto Ano:
 Disciplina HS
sem
HS Observações Superposição com Bacharelado
Física III 4 136 Física moderna. Embora o Nussenzveig chegue até mecânica quântica, cremos que é importante o aluno estudar física moderna no nível do Eisberg e Resnick. Como este livro texto tem uma abordagem que segue a história desta discipina, cremos que podemos dispensar História da Física neste ano. Estrutura da Matéria?
Laboratório de Física III 4 136 Laboratório de Estrutura da Matéria?
Física para o Ensino Médio III  
Didática == vai para dentro de Prática?    
Psicologia da Educação == vai para dentro de Prática?    
Prática de Ensino IV (100 hs)
-------------------
algo complementar (36 hs)
4 136    
Estágio II 8 272
Total
 

 

Estoque de disciplinas:
 Disciplina HS Observações Superposição com Bacharelado
Filosofida da Ciência    
Modelos de Ensino e Aprendizagem em Ciências