| Assunto: | Proposta para o currículo da licenciatura plena em física, de acordo com a proposta do MEC para as licenciaturas. |
| Autores: | João J. Caluzi & Francisco C. Lavarda - D. Física
- Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru
Pessoas que colaboraram, mas que não necessariamente estão de pleno acordo com a proposta: Adriana J.F. Chaves, Roberto Nardi, Elizabete A. A. Rubo. |
Dúvidas:
Documentos base:
| Horas por semana | Horas por ano |
| 2 | 68 |
| 4 | 136 |
| 6 | 204 |
| 8 | 272 |
| 10 | 340 |
| 12 | 408 |
Primeiro Ano:
| Disciplina | HS
sem |
HS
ano |
Observações | Superposição com Bacharelado |
| Matemática para Física Básica | 6 | 204 | O Nussenzveig já dá uma introdução da matemática necessária para o seu curso, que deverá ser aprofundada nesta disciplina. | |
| Introdução à Física | Revisão de física a partir do livro-texto peculiar de Gerald Holton, que oferece uma visão integrada. | |||
| Introdução à informática | Algum pacote tipo "Office", algo tipo "Origin", algo tipo "Mathematica", pesquisa na WWW. | |||
| Fundamentos da Educação == vai para dentro da Prática? | ||||
| Prática de Ensino I (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs), e.g.,Técnicas de Redação |
4 | 136 | Complementa Introdução à Educação. | |
| Total |
Segundo Ano:
| Disciplina | HS
sem |
HS
ano |
Observações | Superposição com Bacharelado |
| Física I | 4 | 136 | Física clássica. Obrigatório é o uso do Nussenzveig como livro texto, devido à sua proposta pedagógica, que apresenta junto com a física, o instrumental matemático necessário para o entendimento da teoria. | Física I |
| Laboratório de Física I | 4 | 136 | Discussão dos resultados em sala de aula; relatórios também. | Laboratório de Física I |
| Física para o Ensino Médio I | Transposição didática da Física I para o Ensino Médio, ministrado com técnicas de ensino apropriadas para aquele nível de ensino. | |||
| História da Física I | Acompanhará o desenvolvimento da Fisica I. | |||
| Prática de Ensino II (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
| Total |
Terceiro Ano:
| Disciplina | HS
sem |
HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
| Física II | 4 | 136 | Física clássica. | Física II |
| Laboratório de Física II | 4 | 136 | Laboratório de Física II | |
| Física para o Ensino Médio II | ||||
| História da Física II | ||||
| Estrutura e Funcionamento do Ensino | ||||
| Prática de Ensino III (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
| Estágio I (128 hs)
--------- ==algo complementar (12 hs) |
136 | |||
| Total |
Quarto Ano:
| Disciplina | HS
sem |
HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
| Física III | 4 | 136 | Física moderna. Embora o Nussenzveig chegue até mecânica quântica, cremos que é importante o aluno estudar física moderna no nível do Eisberg e Resnick. Como este livro texto tem uma abordagem que segue a história desta discipina, cremos que podemos dispensar História da Física neste ano. | Estrutura da Matéria? |
| Laboratório de Física III | 4 | 136 | Laboratório de Estrutura da Matéria? | |
| Física para o Ensino Médio III | ||||
| Didática == vai para dentro de Prática? | ||||
| Psicologia da Educação == vai para dentro de Prática? | ||||
| Prática de Ensino IV (100 hs)
------------------- algo complementar (36 hs) |
4 | 136 | ||
| Estágio II | 8 | 272 | ||
| Total |
|
Estoque de disciplinas:
| Disciplina | HS | Observações | Superposição com Bacharelado |
| Filosofida da Ciência | |||
| Modelos de Ensino e Aprendizagem em Ciências | |||