PROPOSTA PARA MELHORIA DO NÍVEL DE ENSINO OFERECIDO
PELO DEPARTAMENTO
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O DF contrata uma consultoria (didática ou pedagógica, não
sei qual é exatamente o termo), de preferência de fora da comunidade da
Unesp.
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Esta consultoria, de acordo com sua metodologia previamente
exposta e aprovada pelo DF, avalia cada docente.
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Por um período pré-determinado de semestres (ou anos), serão
elaborados pelos consultores relatórios individuais sigilosos que são entregues
a cada docente e um relatório geral, sem a citação de nomes, que será entregue
à chefia para divulgação e análise pelo DF. Este relatório geral deverá
conter sugestões para a melhoria do ensino oferecido pelo DF.
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Findo o período de sigilo, os novos relatórios elaborados
pela consultoria serão divulgados internamente, de tal modo que o Departamento
(principalmente os seus coordenadores de cursos) possa escolher os professores
para as disciplinas de acordo com as suas aptidões individuais.
Motivações:
- Para querer uma consultoria: acho que todos nós nos
esforçamos e somos capazes de oferecer um bom ensino. Mas os tempos estão
mudando e estamos um pouco (ou muito) defasados em relação a como lidar
com estas novas gerações de alunos. Devo reconhecer que eu gostaria muito
de receber uma opinião sobre o modo como ministro meus cursos atualmente,
sem ter que passar por aquela sempre dúbia avaliação pelos alunos.
- Para que esta consultoria seja paga: não podemos exigir
que colegas façam disto seu tema de pesquisa ou mesmo de extensão. Cada
um trabalha dentro das linhas do departamento mas é completamente livre
para escolher os temas dentro destas linhas. Já sabemos como isto acabaria
caso virasse um "favor" de algum colega. Penso, no entanto, que isto se
trata de um assunto de recursos humanos e assim deveria haver dentro da
universidade, o setor de recursos humanos que cuidasse da qualidade de
ensino.
- Para que o consultor seja de fora da comunidade da
Unesp: evita constrangimentos e, eventualmente, retaliações, pois a universidade
é democraticamente gerida pelos docentes.