Cátions do Grupo I

 Reações dos íons Potássio

Reações dos íons Sódio  

Reações dos íons amônio

Resumo

                Os íons dos metais alcalinos Na+ e K+ são os maiores cátions do período à que pertencem, possuem carga pequena e a estrutura de gás nobre. Por esses motivos, têm uma fraca atração por ânions e moléculas , e como conseqüência a maioria de seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos. O íons amônio está incluído neste grupo porque apresenta propriedades semelhantes.

Este grupo de cátions não possui um reagente específico para separá-los e a identificação de cada um deve ser feita numa solução contendo todos os íons sem prévia separação.  

Propriedades dos cátions do Grupo I

     Sódio: Os sais de sódio são de coloração branca tipicamente solúveis em água. Em solução aquosa são quimicamente inertes e não são reduzidos a seus íons metálicos. O hidróxido de sódio é muito solúvel em água e é uma fonte comum de íons OH-. Os sais de sódio freqüentemente cristalizam como hidratos.

     Potássio: As propriedades gerais dos sais de potássio são similares às do sódio. São geralmente brancos e solúveis em água. O hidróxido de potássio é muito solúvel em água e é uma base muito forte.

     Amônio: Embora o íon amônio não seja um cátion metálico, seus sais possuem propriedades semelhantes às dos metais alcalinos e são geralmente incluídos neste grupo no esquema de análise qualitativa. Seus sais são e coloração branca e solúveis em água.

                                          

Voltar página inicial